09/Feb/2024
Segundo análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o frete marítimo aumentou 153% de dezembro para janeiro, passando de US$ 1.346,20 por contêiner de 40 pés para US$ 3.411,00 por contêiner no último mês. O cálculo considera o Índice Global de Transporte de Contêineres. A alta do custo de transporte marítimo ameaça os custos agropecuários. Os conflitos no Oriente Médio puxaram os preços do frete marítimo.
Com a dificuldade de navegação no Canal de Suez, é necessário desviar a rota do transporte de mercadorias, o que causa atrasos logísticos e aumenta a demanda por combustível, além de aumentar o preço dos seguros. Os riscos da manutenção do movimento de alta do transporte marítimo são a restrição na oferta de navios graneleiros, já que essas embarcações tendem a ser demandadas para rotas mais extensas, o desaquecimento nas compras internacionais de carnes e frutas, que necessitam contêineres refrigerados, além do aumento dos preços de insumos, como fertilizantes e defensivos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.