ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Feb/2024

Portos: obra em Santos e São Sebastião fora do PND

O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (07/06) publicou decreto presidencial que trata de processos de desestatização de empreendimentos portuários no País. Dentre eles, o ato formaliza a qualificação da "concessão parcial" dos acessos do Porto Organizado de Santos (SP), com destaque para a ligação seca entre Santos e Guarujá, obra que receberá investimentos de R$ 6 bilhões, em uma cooperação entre governo federal e o estado de São Paulo.

A norma estabelece a necessidade da manutenção de uma autoridade portuária pública nesse processo. O decreto ainda exclui do Programa Nacional de Desestatização (PND) e revoga a qualificação no âmbito do PPI do Porto Organizado de São Sebastião (SP), mas mantém a qualificação do Terminal SSB01, que é localizado nesse porto para fins de movimentação de carga geral. Também estão qualificados no PPI e incluídos no PND, conforme o decreto, a Companhia Docas do Estado da Bahia, os Portos Organizados de Salvador, de Aratu-Candeias e de Ilhéus, no Estado da Bahia, e os serviços públicos portuários a eles relacionados.

A qualificação poderá abarcar a concessão parcial de acessos terrestres, de acessos aquaviários, da gestão patrimonial, da infraestrutura e de outros serviços relacionados à administração portuária, mantendo-se uma autoridade portuária pública. Ficam autorizadas as operações societárias da Companhia Docas do Estado da Bahia necessárias à operacionalização da concessão parcial. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.