07/Feb/2024
A Mercedes-Benz lançou nesta terça-feira (06/02) a Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus. O investimento na nova operação deve somar R$ 200 milhões até 2024, incluindo a compra de caminhões e equipamentos. Há espaço para crescimento no segmento de locação. Atualmente, apenas 2% da frota de caminhões e ônibus no País é de locação. A empresa espera um crescimento da locação de caminhões e ônibus impulsionado pelas mudanças tecnológicas do setor.
É um momento de muitas transformações e comprar um caminhão é assumir um risco diante dos incentivos governamentais a novas tecnologias ou mesmo regras obrigando a adotar essas mudanças. Há hoje em andamento a substituição de motores a diesel por eletrificados, mais na frente haverá motores a hidrogênio e veículos autônomos, por exemplo. A aposta da Mercedes-Benz é começar ofertando o serviço de locação ao portfólio de clientes que já financiam caminhões com a empresa.
Um cliente que financia a frota não vai migrar 100% para locação, mas que a locação pode entrar no mix. Para manter um mesmo orçamento, mas investindo em novas tecnologias (que costumam ser mais caras), os clientes podem financiar parte do valor e alugar o restante. Atualmente, a Mercedes-Benz não tem lojas próprias de locação. Hoje, a empresa tem negociadores que além de venderem os caminhões da Mercedes-Benz vão também oferecer a possibilidade de locação.
A operação de locação vai trabalhar apenas com veículos da Mercedes-Benz, começando com a locação de caminhões e depois expandindo para ônibus. A ideia é começar de maneira conservadora, entendendo o mercado e a necessidade dos clientes, mas apostando num crescimento constante com diversificação dos serviços e frota. Com o amadurecimento da operação, a Mercedes-Benz espera transformar o negócio num modelo one-stop, em que um cliente consiga financiar, alugar e fazer o seguro da frota em um único local. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.