ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Jan/2024

Insumos: BASF divulga resultados do ano de 2023

A Basf anunciou, na sexta-feira (19/01), em relatório preliminar, que seus resultados de 2023 ficaram aquém das expectativas, prejudicados em grande parte por desvalorizações de suas tecnologias e margens mais baixas relacionadas com as vendas fracas, que não foram compensadas por cortes de custos fixos. O lucro antes de juros, impostos e itens especiais (Ebit) caiu para 3,81 bilhões de euros (US$ 4,14 bilhões) ante 6,88 bilhões de euros do ano anterior. O resultado ficou abaixo da faixa de previsão de 4 bilhões a 4,4 bilhões de euros e da estimativa de analistas de 3,93 bilhões de euros.

O lucro líquido foi de 225 milhões de euros, abaixo das expectativas dos analistas de 2,25 bilhões de euros, em parte por causa da desvalorização de 1,1 bilhão de euros relacionada às suas tecnologias de superfície, segmentos agrícolas e de materiais. Em 2022, a Basf teve uma perda de 627 milhões de euros. A empresa também afirmou que suas vendas caíram 21%, para 68,9 bilhões de euros, abaixo da orientação de 73 bilhões a 76 bilhões de euros. Os analistas esperavam 70,58 bilhões de euros. O fluxo de caixa livre deve totalizar 2,7 bilhões de euros, abaixo dos 3,33 bilhões de euros do ano anterior.

Assim como outras empresas, a Basf passou por um ambiente difícil no ano passado, com demanda mais fraca em meio a uma desaceleração do crescimento econômico global e preços de energia elevados. Em dezembro, a companhia anunciou uma reestruturação para elevar a lucratividade em suas unidades agrícolas e de materiais para baterias. Além disso, concordou em vender ativos de sua participação na produtora de petróleo e gás Wintershall Dea para a Harbour Energy. No entanto, o governo alemão revisa o acordo para garantir que não comprometa a segurança nacional.

De acordo com o Citi, os números indicam que a recuperação da Basf no primeiro semestre de 2024 parece improvável. Foram antecipados novos rebaixamentos nas estimativas de lucros para este ano. Apesar disso, a previsão da empresa para o fluxo de caixa operacional, de 8,1 bilhões de euros em 2023, implicando um aumento de 5% em relação ao ano anterior, parece ser um dos pontos positivos para a Basf. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.