12/Jan/2024
A Lavoro, primeira distribuidora de insumos agrícolas da América Latina a ter as ações listadas na Nasdaq, planeja alcançar R$ 1,5 bilhão em vendas via barter no ciclo da soja 2024/2025. O projeto da empresa, intitulado Soja Certa 2.0, é negociar os insumos com a oleaginosa disponível ou futura. Segundo a companhia, a relação de troca alcança melhor resultado atualmente para o produtor, se comparada com a compra em moeda, em meio a um cenário de incertezas nos preços das commodities e insumos. A ação, com início em 9 de janeiro, vale até 30 de maio deste ano.
Na safra 2023/2024, a iniciativa resultou em cerca de R$ 1,3 bilhão em novos contratos de barter. Em um movimento de pré-campanha, a distribuidora já captou cerca de 2,5 milhões de sacas de 60 Kg de soja, se tornando uma das primeiras a gerar liquidez aos produtores rurais para a próxima safra. Com o lançamento da Soja Certa 2.0, a companhia espera somar mais de 11 milhões de sacas de 60 Kg. As transações poderão ser realizadas na B3 e nas Bolsas de Chicago e de Nova York, por meio de intermediação de uma instituição financeira parceira da Lavoro.
“A ideia é garantir a segurança financeira do nosso cliente, mantendo a relação entre os mercados de insumos agrícolas e commodities cada vez mais sustentável”, explicou o diretor de Operações de commodities da Lavoro, Marcos Oliveira. A companhia informou, ainda, que prolongou a campanha Milho Certo 2.0, que era estimada para acabar na segunda quinzena de dezembro de 2023, para o fim de janeiro de 2024. A decisão foi tomada com base no cenário do plantio de soja e milho, ambos prejudicados pelas condições climáticas em diversas regiões do Brasil, disse a varejista. Fonte: Broadcast Agro.