09/Jan/2024
De acordo com a classificação Cem Portos 2023 (One Hundred Ports) do jornal britânico Lloyd’s List, baseada no volume total de contêineres (Unidades Equivalentes a Vinte Pés - TEUs) movimentados por cada porto em 2022, 7 entre 10 dos portos mais movimentados do mundo estão na China. O único brasileiro da lista de 100 portos é o Porto de Santos (SP), que está em 40º lugar. O gigante porto de contêineres de Shanghai, na China, liderou as classificações do Lloyd’s List pelo 13º ano seguido. Em 2022, o complexo movimentou 47,3 milhões de TEUs durante 2022, aproximando-se cada vez mais da marca de 50 milhões de TEUs.
De acordo com a publicação, a posição do porto é praticamente inalcançável. Em segundo lugar está o Porto de Singapura, que movimentou cerca de 37,3 milhões de TEUs naquele ano, cerca de 10 milhões a menos que o primeiro colocado. Em seguida, em terceiro lugar, está o Porto Ningbo-Zhoushan, também na China. Em 2022, o porto movimentou cerca de 33,35 milhões de TEUs. Depois dele, até o sexto lugar, todos são chineses: Shenzhen, Qingdao e Guangzhou. Na sétima posição está o Porto de Busan, na Coreia do Sul, seguindo por mais dois chineses em oitavo e nono lugar, Tianjin e Hong Kong, respectivamente.
A predominância asiática acaba no décimo lugar, ocupado por Rotterdam, na Holanda. O único brasileiro da lista é o Porto de Santos, o 40º porto mais movimentado do mundo em 2022. Naquele ano, o porto movimentou 4,98 milhões de TEUs, com um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior. O Porto de Santos é o principal porto brasileiro em valores de carga movimentadas, responsável historicamente por no mínimo 25% do comércio exterior brasileiro. É também o maior complexo portuário da América Latina e opera ampla variedade de cargas nacionais e internacionais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.