ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Nov/2023

Porto de Santos: investimento para atender demanda

A Santos Brasil espera um aumento nas importações e no consumo no Brasil, em 2024. Para isso, a empresa está se preparando para oferecer capacidade porque os contêineres já estão chegando. A empresa prevê investir entre R$ 500 milhões e R$ 600 milhões. Investimentos previstos para 2025 e 2026 vão ser antecipados para atender o crescimento na demanda em 2024. Para 2024, a estratégia da empresa é aumentar investimentos para gerar um aumento gradual do market share do Porto de Santos (SP). No terceiro trimestre deste ano, a Santos Brasil teve uma leve queda no market share de 39,6%, no terceiro trimestre de 2022, para 39%. A empresa tem um compromisso forte com pagamento de dividendos e a previsão de antecipação de investimentos não deve afetar a remuneração dos acionistas. A companhia tem capacidade de tomar dívida para garantir manter a política de payout aos acionistas. A empresa está com um nível equilibrado de endividamento e o payout a acionistas pode continuar alto sem colocar em risco o Capex ou sobre alavancar a companhia.

A Santos Brasil espera que o aumento das importações impulsione as receitas da empresa em 2024. A melhora no cenário de inflação no Brasil e no exterior e a retomada do nível de estoque, principalmente da indústria de fármacos, higiene e limpeza, devem ser os destaques do próximo ano. A empresa espera um crescimento de 6% no volume de contêineres para a indústria química. As safras recordes de açúcar, algodão e café, combinado com a quebra de produção de outros países e a melhora dos preços internacionais devem impulsionar as exportações nos portos operados pela Santos Brasil. A empresa espera um aumento de 1% no volume de contêineres para exportação de agro e alimentos em 2024. A empresa tem observado um aumento da cabotagem já em 2023 e espera um cenário ainda melhor em 2024. A melhora na atividade industrial, especialmente em bens de consumo e bens de capital, deve ser o principal impulsionador da cabotagem no próximo ano.

A Santos Brasil espera um aumento de 5% no volume de contêineres para cabotagem de bens de consumo e automóveis em 2024, na comparação com 2023. A oferta de novos serviços no Porto de Santos aumentou a participação de cabotagem. Nos primeiros nove meses do ano passado, a cabotagem correspondia a 23,9% do mix de cargas da empresa no Porto de Santos. Em 2023, essa parcela passou para 24,6%. A seca no Amazonas teve dois impactos no negócio da Santos Brasil: aumento da cabotagem entre Manaus (AM) e Santos (SP), e o terminal de contêineres de Vila Conde (PA) tornando-se uma opção logística para distribuição de carga na Região Norte. A empresa teve resultados muito positivos na operação no Pará e, em breve, deve anunciar um novo produto na região para receber contêineres de longo. O lançamento deve ser anunciado em breve. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.