ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Nov/2023

AgroGalaxy: produtor reduzindo compra de insumos

O AgroGalaxy, grupo varejista de insumos agrícolas e serviços, considera que os produtores brasileiros tendem a reduzir investimento em insumos para a 2ª safra de milho de 2024. O produtor estará ligado a possíveis economias como reduzir investimento em tecnologias, procurando híbridos, olhando mais para defensivos genéricos que são mais baratos que os de primeira geração. Essa provável retração de investimento por parte do produtor vem de dois movimentos: a tendência de redução na área plantada com milho 2ª safra na temporada 2023/2024 e da relação de troca mais desfavorável entre insumos e o cereal na safra atual ante a anterior. A relação de troca entre insumos e milho é desfavorável na safra 2023/2024 ante 2022/2023 tanto no Cerrado quanto na Região Sul, em meio aos baixos preços do cereal.

No Cerrado, o AgroGalaxy estima que serão necessárias 60,6 sacas de 60 Kg de milho para pacote tecnológico para 1 hectare do cereal. Na Região Sul, a previsão é de que para cada hectare de milho 2ª safra de 2024 serão necessárias 49,2 sacas de 60 Kg. Em relação ao plantio da 2ª safra de milho de 2024, o AgroGalaxy enxerga potencial redução de 5% na área semeada com o cereal, como consequência da janela mais curta para plantio em meio ao atraso na safra de soja. A redução deve atingir especialmente o Cerrado, o que pode ser compensado parcialmente na Região Sul, onde o regime de chuvas está mais favorável. Não deve haver redução maior que 5%. Quanto à safra de soja 2023/2024, o AgroGalaxy observa o atraso de 8% no plantio em relação à temporada passada e de até 20% ante o ciclo 2021/2022, em virtude do veranico observado em setembro e da falta de chuvas regulares sobretudo na Região Centro-Oeste.

O plantio de soja está em 60%, o que deixa o produtor mais reticente em comprar insumos agora. Ele está preocupado com questões climáticas e com a perspectiva de falta de chuva até 20 de novembro. O plantio de soja pode ser regularizado. A relação de troca entre soja 2023/2024 e insumos é mais favorável no Cerrado que no Sul, sendo respectivamente de 25,2 sacas de 60 Kg soja por pacote tecnológico para 1 hectare no Cerrado e de 24,8 sacas de 60 Kg de soja por hectare na Região Sul. A empresa afirmou observar estabilidade na comercialização da soja, alcançando 87% da produção de 2022/2023 e de 25,5% do ciclo 2023/2024.

Acompanhando o movimento de compras pontuais de insumos por parte dos produtores rurais, atitude decorrente das condições climáticas adversas para o plantio, o AgroGalaxy mudou sua estratégia de aquisições junto à indústria, escalonando também os volumes. A empresa está se adequando e comprando da mão para boca a fim de não ter inventários elevados. A medida vem após o grupo varejista de insumos agrícolas e serviços registrar volume elevado de estoques no primeiro semestre deste ano. Mais de 90% dos estoques foram equalizados, o que dá capacidade de melhorar o capital de giro e margem. No curto prazo, o agricultor seguirá comprando da mão para boca. O agronegócio vai continuar crescendo, mas é um negócio cíclico e ajustes tendem a ocorrer. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.