ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Oct/2023

Fertilizantes: consumo mundial avançará em 2024

Segundo o Rabobank, a aplicação de fertilizantes pelos países agrícolas deve aumentar 5% em 2024 ante 2023 com a melhora das condições de aquisição. Apesar de alguns desafios relacionados ao mercado de gás natural na Europa e de grãos com a chegada do El Niño, as perspectivas para a oferta de potássio e fosfatos são melhores, com o mercado de potássio passando por um período de ampla oferta e o de fosfato também em ascensão com o retorno das exportações chinesas de MAP/DAP.

Em relação a nitrogênio é esperada menor procura por parte dos produtores de milho e trigo. Em 2023, os modelos indicam uma recuperação no uso global de fertilizantes em 2023 de cerca de 3%, em comparação com a queda de 7% em 2022. No relatório, o Rabobank levou ainda em consideração como o conflito entre Israel e Hamas pode afetar o mercado de fertilizantes, em especial o carregamento de navios para exportação. Como Israel é o quarto maior exportador de potássio do mundo, existe a possibilidade de picos de preço devido a redirecionamento de rotas.

Até o momento, os exportadores israelenses não relataram restrições. Outros países são alternativas para fornecimento de potássio, como Rússia, Bielorrússia e Alemanha, e Rússia e Marrocos para fosfato. Um aumento nos custos de produção da ureia, devido aos picos nos preços de petróleo e gás, também poderia ter um impacto nas margens europeias de fertilizantes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.