23/Oct/2023
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi recebido na sexta-feira (20/10), pelo presidente da China, Xi Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim. O encontro ocorreu durante o Fórum Cinturão e Rota, programa chinês para investimento internacional em infraestrutura, do qual o Brasil ainda não participa oficialmente. Na ocasião, Xi Jinping afirmou que o programa Cinturão e Rota da China pode impulsionar o projeto de reindustrialização do Brasil e o novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), lançado pelo atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O líder chinês reforçou ainda que o Congresso brasileiro é uma importante força motriz para o desenvolvimento das relações entre ambos países e disse esperar que Lira e os parlamentares contribuam neste intercâmbio. O presidente da Câmara, por sua vez, afirmou que a cooperação da China fortaleceu o desenvolvimento econômico e social do Brasil, além de ter aumentado o emprego e a capacidade de produção do País. Como novo presidente do grupo chamado P-20, composto pelos presidentes de parlamentos do G-20, Lira demonstrou disposição para se comunicar estreitamente com a China e disse esperar uma visita de Xi Jinping.
Lira cumpre uma agenda internacional desde o dia 12 de outubro. Acompanhado de alguns líderes da Câmara, ele primeiro esteve na 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamento do G20 (P20), em Nova Délhi, onde tomou posse como presidente rotativo do grupo. Na ocasião, ele se reuniu com o primeiro-ministro da Índia, Modi Narendra, e o presidente da Câmara dos Deputados hindu, Om Birla. Na China, além de Xi Jinping, Lira também esteve com o Vice-Presidente da Comissão Permanente da Assembleia Popular de Xangai. Ele retornou ao Brasil no domingo (22/10). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.