ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Oct/2023

Região Norte: medidas para fornecimento de energia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que, caso necessário, apenas uma das quatro usinas hidrelétricas no Amapá pode ser desligada por conta da severa estiagem registrada na Região Norte. Após reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), concluiu-se que há uma questão de restrição hídrica principalmente para uma das hidrelétricas instaladas no Estado. Apesar de ainda estar em operação, o nível da usina está chegando a um patamar preocupante. No total, existem quatro usinas hidrelétricas no Amapá: Santo Antônio do Jari, Ferreira Gomes, Cachoeira Caldeirão e Coaracy Nunes.

Dessas, a mais "seca" é a Cachoeira Caldeirão, mas ainda não foi definida se será desligada. Os dados apresentados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostram que essa é a pior crise já registrada na região. A situação fez com que a usina Santo Antônio, em Rondônia, fosse paralisada nesta semana. Diante do cenário, o Ministério de Minas e Energia (MME) solicitou estudo para avaliar se é necessário acionar usinas termelétricas por segurança. O tema foi discutido durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Segundo o ONS, não é necessário acionar térmicas para abastecer o Estado do Amapá, cujo atendimento se dará 100% pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Para o Acre e Rondônia está sendo avaliado o acionamento das usinas térmicas Termo Norte I e II. O governo, contudo, ainda está em tratativa com os empreendimentos, pois é necessário ajustes regulatórios e comerciais. O acionamento dessas térmicas também se daria para garantir a segurança do sistema. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.