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03/Oct/2023

Diesel sobe com a volta da cobrança do PIS/Cofins

De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a partir do dia 1º de outubro, o preço do óleo diesel passou a ser onerado em R$ 0,02 por litro para o consumidor final por causa da volta de tributos federais PIS/Cofins sobre o combustível. Esse reajuste não deve ter reflexos no consumo do diesel, pois é muito pouco. Por ser um item essencial, sobretudo no transporte de carga, o que se observa é que o consumo do diesel não é impactado pelo preço. Independente do preço, a demanda continua e ela está atrelada muito mais à situação econômica do País.

Essa análise, no entanto, não vale para a gasolina. Isto é, quando o preço sobe o consumo diminui. O aumento do diesel é uma segunda rodada de recomposição dos tributos zerados sobre os combustíveis, desde 2021, pelo governo anterior. A zeragem desses tributos foi revista pelo atual governo, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para bancar com os recursos dessa arrecadação o programa de venda de carros com descontos. Até janeiro de 2024, a tributação de PIS e Cofins sobre o diesel será recomposta integralmente.

No começo do próximo ano, esses tributos irão representar R$ 0,33 no preço do litro do óleo diesel vendido nos postos. Isso significa que no dia 1º de janeiro de 2024 o diesel terá mais uma alta de R$ 0,21 por litro em razão da volta integral da tributação. Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que o preço de óleo diesel está aquecido. A cotação média do diesel comum encerrou setembro em R$ 6,10 por litro e do S10 em R$ 6,22 por litro. A alta foi de 2,8% em relação ao final de agosto nos dois tipos de combustíveis.

Na semana encerrada em 30 de setembro, a região com preço médio do diesel mais elevado foi a Norte (R$ 6,47 por litro do diesel S10 e R$ 6,45 por litro no comum), seguida pela Região Centro-Oeste (R$ 6,38 por litro do diesel S10 e R$ 6,21 por litro no comum). Um dos prováveis reflexos da volta da cobrança de PIS e Cofins sobre óleo diesel poderá ocorrer na inflação, já que o combustível é a base do transporte de carga do País e entra na formação de custos e preços de inúmeras mercadorias. No entanto, o tamanho do reajuste é muito pequeno. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.