ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Sep/2023

Região Sul está entre as menos conectadas no campo

Segundo a Associação ConectarAGRO, iniciativa de empresas do setor produtivo, que quer ampliar a área com cobertura de internet 4G no campo, a Região Sul do Brasil, apesar de ser uma das maiores em produção agrícola, está entre as menos conectadas no campo. A Região Sul nem sequer integra os 14,4 milhões de hectares estimados de áreas agrícolas conectados com banda larga 4G no Brasil. Não há projetos específicos voltados à conectividade no campo na Região Sul, sendo parte das áreas rurais atendidas apenas parcialmente pela cobertura urbana. A área coberta no Brasil dobrou, mas ainda é cerca de 25% do total semeado.

Há concentração em áreas de grandes produtores, acima de 3 mil hectares, sobretudo em Mato Grosso, mas Bahia, Piauí e Tocantins são áreas que também estão crescendo em conectividade. A ConectarAGRO e CNH Industrial continuam trabalhando em iniciativas e modelos para levar a conectividade para regiões com áreas menores, especialmente a Região Sul que é pujante agrícola, mas tem esse desafio. Estima-se que uma antena de internet 4G cubra uma área de cerca de 30 mil hectares com custo previsto em torno de R$ 1 milhão, o que torna o desembolso elevado para pequenas propriedades. O fato de os Estados da Região Sul terem principalmente propriedades de pequeno porte é um dos principais motivos, na avaliação da ConectarAGRO, que limita o avanço da conectividade na região.

A maior parte dos investimentos em antenas parte dos próprios produtores. A ConectarAGRO estuda modelos de parcerias com cooperativas, que poderiam adquirir as antenas e estender a conexão aos seus produtores cooperados. As discussões ocorrem há pelo menos três anos. Há vários projetos em discussão, mas ainda não acertamos a forma certa do modelo para avançar na pequena propriedade. 90% dos produtores do Brasil têm menos de 100 hectares. Para conseguir impulsionar o agro do País, é preciso encontrar uma maneira de levar conectividade para os pequenos produtores, mesmo que a conectividade do grande produtor extrapole as fazendas e alcance parcialmente os pequenos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.