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13/Sep/2023

Verde Agritech construirá ramal ferroviário em MG

A Verde Agritech informou ter recebido autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério da Infraestrutura para construir um ramal ferroviário no interior de Minas Gerais. A linha férrea será usada para escoar até 50 milhões de toneladas por ano de fertilizantes potássicos. O projeto prevê um traçado entre as instalações da empresa, em São Gotardo e Matutina, até a cidade de Ibiá, no Triângulo Mineiro. Segundo a empresa, o ramal ficará interligado a uma rede ferroviária que conecta sete estados e o Distrito Federal, que tem parte administrada pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

As ferrovias FCA são a principal rota entre as Regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. A Verde Agritech também cita a importância do projeto para garantir aos agricultores brasileiros acesso ao potássio. A construção do ramal ferroviário por empresas é prevista em uma medida provisória de agosto de 2021, por meio do Programa de Autorização Ferroviária (Pro Trilhos). As minas da Verde possuem o maior depósito de potássio identificado no Brasil, com recursos de 3,32 bilhões de toneladas, em conformidade com a norma NI 43-101.

Isso representa outro marco importante nos objetivos da Verde: reduzir a dependência brasileira pelo potássio importado e expandir a capacidade da Verde de capturar anualmente até 6 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), contribuindo assim para a mitigação das mudanças climáticas. A empresa diz ter apresentado o projeto à ANTT em dezembro de 2022. A Verde Agritech tem hoje duas plantas em operação, com capacidade de produzir anualmente até 3 milhões de toneladas de fertilizantes. No ano passado, anunciou investimentos de R$ 275 milhões para a construção da terceira planta, elevando a capacidade de produção para 13 milhões de toneladas ao ano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.