ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Sep/2023

Fertilizantes: Brasil e Argentina discutem parceria

Os governos de Brasil e Argentina discutem ações para colaboração bilateral na produção de fertilizantes e na nutrição de plantas. O tema foi tratado em reunião do Ministério da Agricultura do Brasil com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina. Ambos os países importam mais do que 70% dos adubos aplicados anualmente nas lavouras. Brasil e Argentina desenvolvem cada um Plano Nacional de Fertilizantes para reduzir a dependência externa dos produtos. A reunião visou apresentar e identificar pontos convergentes para relação bilateral de futuro comércio de fertilizantes e oportunidades em bioinsumos.

É preciso conhecer melhor as potencialidades da Argentina na produção de fertilizantes nitrogenados a partir de gás natural e na produção de potássio, elementos essenciais para os cultivos brasileiros. Por outro lado, é importante para o Brasil abrir mercado para bioinsumos, tanto biofertilizantes como biodefensivos, segmento que somos líderes no mundo. Destaque para o potencial da Argentino de produção de gás natural, matéria-prima para adubos nitrogenados, e de potássio. Ambos os países compreendem a importância e a vitalidade de um input estratégico para o setor agrícola na região e no mundo.

Por isso, os dois países estão empenhados em construir um conjunto programas e projetos para o bom uso e aproveitamento dos mesmos. A produção de gás natural de Vaca Muerta e as reservas de potássio em Rio Colorado-Mendoza, geram oportunidades muito relevantes nesse segmento. A comitiva brasileira participou nesta segunda-feira (11/09) da 14ª Argentina Oil & Gas Expo, em Buenos Aires. Nesta terça-feira (12/09), juntamente com o Ministério de Minas e Energias do Brasil, haverá visita à mina e às instalações de exploração de potássio, no Rio Colorado, localizadas em Mendoza, onde haverá assinatura de contrato de venda da empresa PRC S.A, de exploração de potássio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.