ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Sep/2023

Ferrovias: desapropriações para construção da Fico

Após dois dias de mutirão, realizado entre segunda-feira (28/08) e terça-feira (29/08), a Infra S.A. afirma ter alcançado acordos para desapropriações de 60% dos imóveis necessários para a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), em Goiás. O mutirão foi feito em parceria com a Justiça Federal e com a Vale, responsável pela construção da ferrovia. A ação foi realizada nos municípios de Crixás e Uruaçu, em Goiás. Entre os casos que foram para mesa de diálogo, o índice médio de resolução foi de 90%. A estimativa da Infra S.A. é de que a Vale inicie imediatamente as obras nos trechos liberados.

A realização do mutirão permitiu que os expropriados, em sua maioria produtores rurais, pudessem discutir aspectos que vão além da indenização para os trechos desapropriados. A ação representou a proximidade do sistema judiciário com a população e o interesse da Infra S.A. em minimizar os impactos sociais na região. O trabalho permitiu resolver questões que poderiam se arrastar ainda por muitos anos. Os trilhos que serão utilizados na ferrovia já estão no canteiro de obras e a liberação dessas áreas conclui uma etapa muito importante para o andamento do projeto.

O trecho inicial da Fico, entre os municípios de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), possui 363 quilômetros de extensão e sua faixa de domínio atinge cerca 350 imóveis, em sua maioria rurais. Técnicos que atuam nos processos de desapropriação estimam que em torno de 60% dos imóveis necessários para a conclusão da ferrovia já foram liberados. A empresa considera a realização de novos mutirões nos próximos meses, o que deve dar celeridade aos processos restantes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.