ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Aug/2023

3tentos está otimista para 2º semestre de 2023

A 3tentos destacou que Mato Grosso passou a representar 20% da venda de insumos da companhia com a escalada de ganho de volume e market share no Estado. No fim de 2022, a participação era de 13%. O crescimento das lojas em Mato Grosso está surpreendendo positivamente, e a empresa está com 80% dos consultores de campo previstos para o Estado já trabalhando. Os produtores de Mato Grosso estão iniciando a aquisição de insumos para a safra 2024/2025.

O mercado de Mato Grosso trabalha com essa antecipação, embora esse último ano tenha fugido um pouco do padrão, mas volta a olhar com antecipação importante para as próximas safras. Ainda sobre insumos, a empresa vinha com posição confortável em fertilizantes e sementes, onde não possuía estoques a preços mais elevados do que os atuais, mas em defensivos o volume armazenado era maior. A saída do estoque antigo se estendeu no segundo trimestre em função do atraso nas compras por parte dos produtores.

É um mercado que foi pouco demandado ao longo do primeiro trimestre em função de problemas climáticos e no segundo trimestre foi mais ou menos da mesma forma. Houve um atraso um pouco maior do início das compras para o ciclo 2023/2024, mas já começa a regularizar. O El Niño costuma ser favorável para a produção do Sul da América do Sul. São anos em que a produtividade aumenta, mas também a necessidade de insumos em função de ter mais umidade, então será um ambiente mais demandante de produto. Teoricamente, os piores cenários nos segmentos de insumos foram nos trimestres iniciais do ano.

Os atrasos devem ser recuperados com o milho no Rio Grande do Sul começando a ser plantado e a proximidade da semeadura da soja em Mato Grosso e no Rio Grande do Sul. A expectativa é de aumento da demanda. Produtor às vezes está mais atrasado na compra, mas chega um momento em que o produto precisa ser comprado. A expectativa é bem otimista quanto a insumos no segundo semestre e para o todo o ciclo 2023/2024. A empresa está atenta e preparada junto aos fornecedores para que os clientes recebam os insumos em caso de gargalos logísticos na entrega, resultado dos atrasos na comercialização deste ano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.