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15/Aug/2023

Aqua Capital adquire controle da Novus Ag dos EUA

A gestora Aqua Capital, que investe por meio de private equity (compra de participação em empresas) no agronegócio, anunciou nesta segunda-feira (14/08), a compra do controle da Novus Ag, por US$ 65 milhões (quase R$ 320 milhões). A plataforma de varejo de insumos agrícolas e serviços voltados para o mercado norte-americano tem 55 lojas no chamado 'corn belt', que abrange Estados como Illinois, Indiana, Minnesota, Missouri e Ohio. É a primeira aquisição da Aqua nos Estados Unidos. O fato de um fundo que nasceu no Brasil e se expandiu para a América Latina poder crescer na América do Norte mostra a competitividade do agronegócio brasileiro.

Com um mercado de fusões e aquisições altamente disputado como o norte-americano, pesou a favor da gestora nacional a especialização tanto no agronegócio quanto no varejo agrícola. A Aqua é dona, entre outros negócios, da AgroGalaxy, rede de lojas de insumos agrícolas de capital aberto que teve receita líquida de R$ 11 bilhões no ano passado. Foi uma conexão imediata com a Novus Ag. A estrutura da Novus é um pouco diferente da AgroGalaxy. Ela é uma espécie de cooperativa com 40 sócios e saiu de um faturamento de US$ 100 milhões, há cinco anos, para US$ 500 milhões, em 2022. Atende pequenos e médios produtores, com propriedades de cem a mil hectares. Uma das principais diferenças é prestar serviço aos produtores, que compram os insumos com sua aplicação no campo.

Hoje, 10% da receita vem de serviços e o objetivo é aumentar o porcentual, que proporciona mais retorno à empresa. A Novus também pretende crescer a venda dos chamados produtos especializados (como insumos biológicos, bioestimulantes e folhares), que têm margens mais altas. A ideia é agregar inteligência, com uso de tecnologia que já desenvolvemos, para melhorar gestão do portfólio do produtor. Além da compra de 60% do capital da Novus, os recursos pagos pela Aqua serão usados para capitalização da rede, com um plano de negócios que pretende crescer o número de lojas, além de avançar nas vendas de produtos mais caros. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.