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14/Aug/2023

Boa Safra divulga resultado do 2º trimestre de 2023

A Boa Safra, companhia de produção de sementes de soja líder do setor no Brasil, registrou lucro líquido de R$ 28 milhões no 2º trimestre de 2023, encerrado em 30 de junho de 2023, o que corresponde a um aumento de 349%, quase cinco vezes mais, em comparação com igual período de 2022 (R$ 6,199 milhões). Nos últimos 12 meses, o Lucro Líquido teve uma variação positiva de 61%, totalizando R$ 190 milhões. A volatilidade do resultado da Companhia no 2º trimestre de 2023 está relacionada à antecipação da venda de grãos e outras sementes impactando o lucro bruto e consequentemente o lucro líquido.

A receita operacional líquida cresceu 7% no comparativo do 2º trimestre de 2023 ante 2º trimestre de 2022, atingindo R$ 134 milhões, justificado principalmente pela venda de estoques, como grãos neste trimestre dado a alta dos preços versus 1º trimestre de 2023 e o carry negativo da soja para o 3º trimestre de 2023, outras sementes e pela prestação de serviços de beneficiamento de sementes de milho. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 53%, totalizando R$ 1,821 bilhão, como resultado do programa de expansão da companhia, dada a construção de novas UBSs e CDs e seu consequente aumento de volume de sementes e grãos vendidos, além da entrada no segmento de beneficiamento de milho.

O Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Ebitda) ajustado aumentou 110% no comparativo entre 2º trimestre de 2023 e o 2º trimestre de 2022, atingindo R$ 10 milhões. Essa variação teve como principais responsáveis a venda de grãos e outras sementes. Nos últimos 12 meses, o Ebitda Ajustado teve uma variação positiva de 58%, totalizando R$ 189 milhões, em virtude do aumento da receita líquida da companhia. O milho deverá ser cada vez mais relevante no resultado da receita anual final da Boa Safra. Ainda assim, apesar do crescimento da participação do cereal nos números, a soja continuará sendo a principal fonte de receita da companhia e maior cultura plantada no País.

A participação do milho nos resultados do 2º trimestre já é um spoiler de projeto que a companhia tem de diversificar cada vez mais o seu portfólio. Nesse sentido, o feijão também é um destaque, tendo sido responsável por cerca de R$ 6 milhões dos R$ 28 milhões obtidos em lucro líquido no período. A carteira de pedidos do segundo trimestre foi a maior na história da Boa Safra. O resultado foi de R$ 1,1 bilhão de pedidos em sementes (40% a mais do que no segundo trimestre de 2022, sendo 34% de sementes de soja) e R$ 41 milhões em serviços prestados por meio da Bestway Seeds, o qual Boa Safra detém dois terços do capital social desde o ano passado.

A Boa Safra comprometeu-se em expandir sua capacidade de beneficiamento e armazenagem em 360 mil big bags em 2027. A empresa já está trabalhando para entrar em 2024 com capacidade instalada de 240 mil big bags de soja. O aumento 40 mil bags, ante 200 mil bags em 2023, deve-se aos projetos de expansão das unidades de beneficiamento de sementes de Buritis, em Minas Gerais, e Jaborandi, na Bahia. A semente de soja é um dos insumos que menos tem apresentado impacto de preço com a baixa das cotações das commodities no mercado internacional. A semente de soja é um dos insumos que mais tem mantido o preço de venda em relação ao que tem ocorrido com outros produtos, como defensivos e fertilizantes.

A venda de sementes com biotecnologia nunca esteve tão favorável, apesar da queda no preço das commodities em geral. Mesmo com a queda de R$ 0,50 no preço do grão, há pouco impacto no preço da semente. A empresa espera entregar um crescimento em volume de sementes tratadas em 50% ante o entregue ano passado. A Boa Safra está otimista em relação aos resultados anuais da companhia na produção de sementes de soja, na qual é líder do setor no Brasil, com expectativa de entregar resultados dentro do esperado por analistas. A carteira de pedidos está indo muito bem. A marca tem sido muito bem recebida pelo cliente. O cliente optando pela Boa Safra, pela qualidade e tecnologia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.