ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Aug/2023

Fertilizantes: poder de compra do produtor melhora

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes calculado pela Mosaic fechou em 0,87 em julho, aproximando-se de um dos melhores níveis dos últimos dois anos. Em julho do ano passado, este índice estava em 1,85. Mesmo com as oscilações nos preços das commodities e dos fertilizantes, o indicador permanece como o menor de 2023, com cenário favorável ao agricultor.

A boa relação de troca se deu pela alta de preços de commodities agrícolas, sobretudo a soja, que teve alta de 6,7% em julho, impulsionada principalmente pela redução na estimativa da área plantada nos Estados Unidos. Por outro lado, houve uma queda no preço médio de algumas commodities, puxada pela cana-de-açúcar (-7,6%), algodão (-2%) e milho (-0,3%), pressionado pela boa colheita da 2ª safra brasileira de milho de 2023 e perspectivas positivas na produção norte-americana de milho. Os preços dos fertilizantes registraram aumento médio de 5% em relação a junho.

Além disso, com a aproximação do período de plantio e dos bons índices recorrentes no poder de compra de fertilizantes, o setor está mais aquecido, com o agricultor brasileiro se planejando para adquirir e receber os insumos com antecedência e evitar gargalos logísticos. A mesma movimentação é perceptível no mercado dos Estados Unidos, que voltou a se movimentar de maneira mais intensa, indicando maior dinâmica e aquecimento da demanda. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.