ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jul/2023

Petrobras anuncia redução no preço do gás natural

A Petrobras vai reduzir o preço do gás natural nas distribuidoras a partir de 1º de agosto. A redução será de 7,1% em reais por metro cúbico. Com a decisão, a redução nos preços do derivado acumulada no ano chega a 25%. O reajuste é referente aos meses de maio, junho e julho, e considera a variação da cotação do produto e dos custos de transporte por dutos. Os contratos entre a Petrobras e as distribuidoras de gás natural são atualizados trimestralmente e seguem as oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

Nos três meses de referência dos contratos, o petróleo apresentou queda de 3,8% e o câmbio subiu 4,8%. A Petrobras ressaltou que o preço praticado pelas distribuidoras aos consumidores finais não é determinado apenas pelo reajuste dos seus preços, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, que leva em conta as margens e tributos federais e estaduais. Também sofrem a influência das agências reguladoras, responsáveis por aprovar as tarifas ao consumidor. A redução afeta os preços do gás encanado distribuído às residências, às indústrias e ao comércio, além do gás utilizado como combustível em automóveis (GNV).

A queda de preços dos combustíveis, incluindo o gás natural, foi um compromisso de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E a Petrobras vem sendo cobrada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) não apenas para “abrasileirar” os preços, conforme prometido por Lula, mas também para aumentar a oferta ao mercado. Essa situação vem gerando tensão nas relações entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.