ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jul/2023

Fertilizantes: FUP pleiteia retomada de unidades

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) vai participar do Grupo de Trabalho (GT) criado pela Petrobras para discutir a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR) e a conclusão das obras da unidade do Mato Grosso do Sul (Fafen-MS). O GT tem 90 dias para apresentar cronograma de retorno da fábrica do Paraná e o acompanhamento das obras de conclusão da unidade na Região Centro-Oeste. A FUP propôs, ainda, a reativação das fábricas de fertilizantes nitrogenados da Petrobras na Bahia e no Sergipe, atualmente arrendadas para a Unigel, e investimentos em novas unidades.

O objetivo é reduzir a dependência de importações e ampliar a participação do Estado na produção nacional. A unidade do Paraná está em boas condições de preservação, com capacidade de produzir 30 mil metros cúbicos de oxigênio por hora, necessitando apenas de manutenções conforme as normas e inspeções gerais para garantir a segurança dos trabalhadores e da comunidade. No caso da fábrica de Mato Grosso do Sul, embora o processo de licitação seja demorado, a FUP diz que a retomada da obra pode acontecer até o primeiro semestre de 2024.

A situação das fábricas da Bahia e de Sergipe é menos promissora, porque a Unigel tem enfrentado dificuldades em sua gestão. A FUP pede a rescisão dos contratos de arrendamento vigentes e a retomada das unidades industriais pela Petrobrás, a fim de evitar maior dependência externa e garantir a segurança do abastecimento do mercado nacional de fertilizantes. Hoje, o Brasil importa cerca de 85% de suas necessidades de fertilizantes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.