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23/Jun/2023

Portos do Arco Norte na importação de fertilizantes

De acordo com o Boletim Logístico mensal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira (22/06), a cadeia produtiva de grãos dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de Tocantins, Maranhão e Distrito Federal deve alcançar autossuficiência no abastecimento de fertilizantes por meio do novo corredor de importação de adubo do Arco Norte, no Porto do Itaqui, em São Luís (MA). A nova infraestrutura possibilitará o transporte da produção de grãos até o Porto de Itaqui, que interliga o Terminal da Copi, no Maranhão, ao Terminal Integrador de Palmeirante, em Tocantins. Ou seja, o novo corredor possibilitará o transporte da produção de grãos até o Porto do Itaqui e o seu retorno será utilizado para o transporte de fertilizantes.

A capacidade operacional inicial é de 1,5 milhão de toneladas por ano. Cabe pontuar que no caso de transportes em percursos superiores a 800 quilômetros o frete ferroviário pode se tornar entre 30% e 40% mais barato do que o rodoviário. Acima de 1,5 mil Km, a economia poderá superar valores acima de 40%. Em relação aos preços de fretes rodoviários, houve tendência de aumento na média das cotações no Distrito Federal e nos estados do Piauí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em movimento contrário, houve variação negativa no Paraná, Minas Gerais e Tocantins. Na Bahia e em Goiás, preponderou a estabilidade nos valores contratados.

Sobre o escoamento de milho, o Boletim Logístico revela que os portos do Arco Norte voltaram a apresentar incrementos na sua participação em relação aos demais portos do País, atingindo, em maio, 35,8% da movimentação nacional, em comparação com 26,1% em igual mês de 2022. Com relação à soja, 38,9% das exportações brasileiras foram escoadas pelo Porto de Santos no mesmo período, ante 40,9% no exercício anterior. A origem das cargas para exportação do País ocorreu, prioritariamente, dos estados de Mato Grosso, Goiás, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O Boletim Logístico também informações sobre o desembarque de adubos e fertilizantes nos portos brasileiros, que revela incremento de 10,5%, bem como sobre a movimentação de estoques da Conab, realizada por transportadoras contratadas via leilão eletrônico. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.