ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jun/2023

Petrobras: refinarias produzirão Diesel R e BioQAV

A Petrobras vai investir R$ 3 bilhões na conversão de três refinarias existentes para produção de Diesel R e BioQAV, os chamados combustíveis de última geração resultado do coprocessamento de óleo fóssil e vegetal. As unidades a serem convertidas a partir desse investimento são as refinarias de Paulínia (Replan) e Cubatão (RPBC), ambas de São Paulo, e a refinaria Duque de Caxias (Reduc). A Repar já produz os novos combustíveis, com percentual renovável entre 5% e 7%, o que deve se repetir na Replan e na Reduc. Em Cubatão, a Petrobras se prepara para trabalhar com óleo vegetal em 100% da operação.

É destaque o investimento de R$ 3 bilhões e as ações estarão contempladas no montante de 6% a 15% do Capex total definido este mês para investimento em descarbonização nos próximos cinco anos. A adaptação das refinarias é um processo que não vai levar muito tempo. A Petrobras defendeu os novos combustíveis não só pelo potencial verde, mas também porque os motores dos veículos aceitam 100% do novo combustível, ante a limitação relacionada ao biodiesel tradicional. A Petrobras tem planos de expandir a tecnologia de captura de carbono para fazer dela uma nova unidade de negócios, com prestação de serviço para outras empresas com alta emissão de carbono.

Foi citado um projeto-piloto de captura do CO² resultante do tratamento de gás natural na unidade de Cabiúnas, que será armazenado em um aquífero salino próximo à costa do Rio de Janeiro. A ideia é fazer o Carbon capture, utilisation and storage (CCUS) mais próximo da costa e tentar, no futuro, prestar esse serviço (CCUS) para outras empresas. Na mira da Petrobras estão não só outras petroleiras, mas também indústrias como a cimenteira e de siderurgia, com alta taxa de emissões de gases do efeito estufa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.