ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jun/2023

Máquinas: vendas dependem do novo Plano Safra

Segundo a John Deere Brasil, a perspectiva para o mercado de máquinas agrícolas é de redução de um dígito nas vendas de todo o setor em 2023. Para 2024, a expectativa inicial é de novo recuo de um dígito. O contexto do Brasil, com a troca no comando político, e as grandes expectativas de produção globais de grãos vão afetar o setor de máquinas. Trocas de governo sempre trazem incertezas. No entanto, dependendo da oferta de crédito do Plano Safra 2023/2024 para linhas de financiamento de máquinas agrícolas, as projeções para as vendas podem mudar. A empresa está esperando o Plano Safra.

Se o governo trouxer um bom programa, poderá reativar a indústria de uma forma muito positiva. Em julho, vai dar para calibrar bem as expectativas, mas hoje as projeções são de queda de um dígito para 2023. E para 2024, as previsões iniciais são de um número menor que o de 2023, se as condições atuais se mantiverem. A companhia aplaude as iniciativas do governo para apoiar pequenos agricultores a adquirirem máquinas agrícolas, a exemplo da intenção de retomar o Programa Mais Alimentos, criado em 2008, no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No fim de maio, o governo federal apresentou à indústria de máquinas agrícolas a minuta de um decreto para instituir o Programa Mais Alimentos. O governo precisa trabalhar diferentes apoios para diferentes portes de produtores. Há produtores pequenos que precisam de muita ajuda para promover atualizações em suas máquinas ou de tecnologias, enquanto os maiores têm mais acesso a recursos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.