ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jun/2023

Sigma quer elevar a produtividade no sertão de PE

Um grupo de professores e estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) se uniram para ajudar os microprodutores do interior de Pernambuco a serem mais produtivos. Para isso, formaram a startup Sigma, que está desenvolvendo desde tecnologias de agricultura de precisão até uma plataforma de compra e venda de produtos agrícolas. O primeiro dos três pilares da empresa é a irrigação inteligente, que entrega apenas a água necessária para cada planta, diminuindo o impacto ambiental e o custo de produção.

O pessoal irriga, na maneira tradicional, por um tempo fixo. Não importa se choveu ou não, ou se está mais quente ou mais frio. Sensores captam informações sobre umidade e temperatura em tempo real, enviam os dados para a nuvem, e o algoritmo processa os dados, considerando também características da planta e do solo, para calcular a entrega diária. A informação retorna para um dispositivo eletrônico acoplado a canos ou mangueiras que mede o fluxo da água e fecha o registro quando atinge o necessário.

Tudo sem intervenção humana. No entanto, por conta do sinal fraco de internet no interior de Pernambuco, a Sigma também aposta em ampliar as redes comunitárias para que as tecnologias desenvolvidas funcionem devidamente. Um pacote de 200 megas da Starlink é adquirido e subdividido entre 10 propriedades. É a comunidade que vai gerir a rede. Um técnico comunitário será treinado e também será ensinado sobre governança, pois eles precisam fazer um caixa para lidar com o pagamento. Fonte: Valor Online. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.