ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jun/2023

Massey Ferguson: otimismo para safra 2023/2024

Apesar da restrição dos recursos oficiais e do recuo dos preços das commodities agrícolas, a Massey Ferguson, marca de máquinas agrícolas do grupo AGCO, estima que as vendas de equipamentos cresçam entre 2% e 2,5% no mercado nacional em relação ao ano passado. A expectativa da fabricante é acompanhar o desempenho do mercado e está em linha com as demais companhias. Mesmo falando em um mercado mais 'flat', é um mercado de tratores que supera 50 mil unidades vendidas por ano, sem contar as outras máquinas, como as plantadeiras e colheitadeiras. Então, é um mercado bastante forte, que já vem em nível alto de unidades e, se mantendo flat, já será um grande ano para a indústria de máquinas. A queda dos preços das commodities agrícolas pode levar os produtores a postergarem parte do investimento em máquinas e equipamentos, mas que ainda assim será necessário para a previsão de safra recorde em 2023/2024.

O produtor vai precisar continuar investindo e comprando máquinas para que ele tenha, cada vez mais, produtividade. Por isso, a previsão é de que o mercado siga forte, acima de 50 mil tratores/ano. De janeiro a maio deste ano, as vendas vieram em linha com as de igual período do ano passado e com bons resultados nas feiras agrícolas já ocorridas neste ano, como na Agrishow e Show Rural Coopavel. As feiras foram bastante bem e vêm ajudando a manter o mercado ainda muito forte de máquinas agrícolas. Na Bahia Farm Show, a fabricante espera que as vendas da edição atual superem o registrado na edição anterior. A expectativa é muito boa para a região, que está tendo um comportamento até mais investidor se compararmos com outras regiões. O crescimento esperado para o setor pode vir de um segundo semestre mais forte.

Se houver um Plano Safra 2023/2024 robusto, o mercado pode recompor esse crescimento esperado até o fim do ano, já que ficou estável no primeiro semestre. Apesar de estável, é em comparação com uma base alta de vendas em 2022. No primeiro semestre deste ano, em meio ao esgotamento dos recursos do Moderfrota do Plano Safra 2022/2023, as linhas de crédito ofertadas pela indústria e revendas sustentaram a manutenção do mercado de máquinas. Deve haver reflexo da complementação de recursos para o plano safra 2022/2023 (R$ 3,6 bilhões, sendo R$ 1,9 bilhão para Moderfrota) nas vendas de junho, mas em duas a três semanas haverá anúncio da nova política de crédito agrícola, o que pode fazer com que o agricultor postergue um pouco suas compras e retome o investimento a partir de julho. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.