ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jun/2023

FENDT: expectativas positivas para safra 2023/2024

A Fendt, fabricante de máquinas agrícolas do grupo AGCO, vê baixo impacto da queda dos preços das commodities agrícolas no apetite dos produtores por investimentos em máquinas agrícolas. O otimismo da fabricante vem dos resultados positivos acumulados no calendário de feiras agrícolas e do elevado nível de efetivação dos negócios na Bahia Farm Show. Como a Bahia Farm Show acaba sendo a última feira do antes do plantio da safra, muitos negócios ficaram para definição neste momento. As intenções de compra e os fechamentos de negócios estão melhores do que no ano passado. Os agricultores estão fechando negócios para se prepararem para a próxima safra 2023/2024. Embora o cenário geral seja de arrefecimento dos preços das commodities agrícolas, a região oeste da Bahia acaba de começar a colheita do algodão da safra 2022/2023 com boas perspectivas de produtividade. Os produtores vêm de uma safra de soja excelente na região e com boas perspectivas para o algodão.

Sem dúvida, há reflexo da queda dos preços das commodities, mas os produtores também se prepararam com o travamento futuro da safra. Nos últimos dois a três anos, os produtores da região privilegiaram investimentos na infraestrutura das propriedades, no solo e armazenagem. Agora, há necessidade de parte dos agricultores de renovar a frota de máquinas e equipamentos. Há redução da quantidade de equipamentos menores para substituição por equipamentos maiores para otimização de tempo, mão de obra e recursos. A complementação de R$ 3,6 bilhões para o Plano Safra 2022/2023, anunciada no dia 6 de junho, foi um atrativo adicional para efetivação de negócios pelos produtores rurais durante a Bahia Farm Show. O valor, contudo, é insuficiente para o período que antecede a entrada do próximo Plano Safra 2023/2024. O recurso vai acabar rapidamente porque, em algumas regiões, a demanda está muito represada. Talvez o recurso termine ainda antes do fim de junho. O próximo Plano Safra 2023/2024 tem vigência a partir de 1º de julho.

Diferentemente da maior parte do mercado, que registra de estabilidade à queda na comercialização de maquinário neste ano, o segmento da Fendt, de máquinas de alta potência, mostra avanço nas vendas. Nos primeiros cinco meses deste ano, a venda de tratores de 350 a 380 cavalos, por exemplo, cresceu em torno de 9%, ante queda de 5% em segmentos de tratores de menor porte. Para o mercado como um todo, que vai de tratores de 50 a 600 cavalos, a tendência é de crescimento de até 2,5% no ano ou até mesmo de estabilidade. O segmento de alta potência está crescendo acima da média, especialmente pela migração do tipo de frota pelo produtor, que substitui duas ou três máquinas de baixa potência por um equipamento de alta potência. Esse movimento vale para tratores, colheitadeiras e plantadeiras. A maior safra de soja com produtividades acima da média, também contribuiu no crescimento do segmento de alta potência no acumulado do ano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.