ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jun/2023

CNH Industrial: expectativa positiva para Plano Safra

A New Holland, marca do grupo CNH Industrial, espera um cenário de demanda estável a 5% inferior para máquinas agrícolas neste ano no mercado brasileiro. Desde o início do ano, a expectativa era de um mercado bom, como foi 2022, mas com leve queda. Se olhar os números acumulados até maio, a queda está em torno de 5%, o que confirma a projeção do início do ano. Não é uma queda tão significativa porque nos anos anteriores foram anos muito bons, portanto, mesmo com essa queda, será um mercado bom. O desempenho anual do mercado, contudo, vai depender ainda da disponibilidade de recursos para financiamento das máquinas e equipamentos.

Há o impasse do crédito. Foi liberado um complemento de 2022/2023 no dia 6 de junho, mas ainda existe uma certa pressão do mercado, esperando o que vai ser divulgado no Plano Safra 2023/2024. O recuo do mercado até maio deve-se, em parte, à expectativa do que será divulgado no Plano Safra 2023/2024. O segundo semestre pode ajudar a equilibrar o recuo do primeiro semestre. Neste sentido, apesar das fabricantes ofertarem linhas próprias de crédito, havia o represamento de operações aguardando a liberação de recursos oficiais.

Com o aporte adicional de R$ 3,6 bilhões para complementação do Plano Safra 2022/2023, dos quais se estima que R$ 1,9 bilhão foi voltado ao Moderfrota, esses negócios foram destravados. Foi possível viabilizar vários negócios com linhas próprias, mas alguns produtores estão aguardando essa liberação de recursos para efetivação. O mercado deve movimentar agora em junho com esse crédito liberado, mas ainda assim, a expectativa dos produtores é pelo Plano Safra 2023/2024. A companhia espera um maior volume de recursos na próxima política de crédito agrícola. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.