ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jun/2023

Produtor cauteloso na compra de máquinas agrícolas

Segundo a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), os produtores baianos de algodão tendem a ser cautelosos no investimento em novos negócios durante a 17ª edição da Bahia Farm Show. Três fatores devem influenciar nos negócios neste ano: os preços em baixa das commodities, os recursos públicos e os juros elevados. Os negócios devem acontecer especialmente na modalidade em dólar, linha ofertada pelo BNDES. Algumas máquinas precisam ser substituídas e talvez o produtor não faça investimentos além das trocas necessárias e espere mais um ano para renovação completa de maquinário.

Os baixos preços das commodities agrícolas são o principal entrave para um maior apetite dos produtores por investimentos. O mercado tem altos e baixos e, em momento mais pessimista, é habitual o produtor ser um pouco mais cauteloso e conservador no investimento. É o que está acontecendo neste momento. O produtor vai aguardar para entender um pouco o cenário futuro de preços, com a safra norte-americana e chinesa entrando no mercado. Do lado da oferta de máquinas e equipamentos, ao contrário do que se viu na edição passada da feira, os problemas de abastecimento foram sanados.

Os pátios estão lotados e há oferta de máquinas a pronta entrega. Apesar da maior cautela esperada nos negócios, a complementação de R$ 3,6 bilhões para o Plano Safra 2022/2023, anunciada no dia 6 de junho pelo governo federal, deve melhorar o cenário e o ânimo dos produtores. Com taxas adequadas e com financiamento disponível, o produtor vai comprar. Esse valor adicional melhora um pouco o cenário e favorece um pouco crédito, porque é de longo prazo e com taxa mais adequada. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.