ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jun/2023

Parceria entre Unigel e Petrobras em renováveis

Uma possível sociedade entre a Petrobras e a Unigel pode parecer uma parceria errada com a empresa errada, mas, na verdade, as duas companhias estão buscando um novo viés verde, e é natural que estudem novos negócios juntas. A Unigel tem planos ambiciosos de crescer em renováveis e inclusive contratou recentemente a consultoria Moelis para fazer uma reestruturação financeira. O objetivo seria encontrar um parceiro para tocar um grande projeto de hidrogênio. É nisso que a Petrobras deve estar concentrada, um parceiro que já tem um 'pé no verde' faz sentido.

No momento atual, o custo do capital está muito alto e a Unigel, como outras companhias, estudam como investir. As negociações ficam facilitadas pelo fato de a Unigel ter arrendado as fábricas de fertilizantes da Petrobrás. Não vai ser uma tratativa nova. A Petrobras deve querer pegar o conhecimento que a Unigel tem na parte verde. Porém, está descartado qualquer projeto imediato entre as duas empresas. Quando se olha o interesse da Petrobras na Braskem, o viés é um pouco diferente.

A Petrobras vê potenciais sinergias entre o setor de refino e a petroquímica, que hoje não são explorados e a estatal pretende ter uma maior efetivação dessas sinergias. No caso da Unigel, pelo texto divulgado pela Petrobras, há um ponto que vai além, não vai ficar apenas na expertise petroquímica que a companhia tem. Assim como a Petrobras, a Unigel também deu sinais que pretende entrar em energia renovável, mas está numa situação financeira difícil, o que não impede um acordo com a Petrobras. Uma é de petróleo, outra de petroquímica, e querem tornar os portfólios mais equilibrados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.