09/Jun/2023
A privatização do Porto de Santos (SP) está completamente descartada, ressaltou o novo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini. Segundo ele, em nenhum local do mundo há um porto de interesse nacional gerido pelo setor privado. Os cem maiores portos do mundo são públicos. A China e a Europa mantêm a autoridade pública não é por acaso. Os portos exercem atividade essencial de interesse nacional, são áreas de segurança nacional e gestão pública tem o objetivo de calibrar interesses da sociedade com operações portuárias.
A função é de regular mercado, controlar a movimentação no país e tem uma função social. O Porto de Santos está fazendo novos estudos para a licitação do terminal de contêineres STS10, que poderá ser reduzido. A previsão inicial era de formado 'max', ou seja, a desocupação total da área, com a saída do Ecoporto, para um novo terminal que poderia dobrar a capacidade de contêineres. Mas, há empresas instaladas que fizeram investimentos vultosos no local. Há outras empresas com cerca de mil empregos.
Ao mesmo tempo em que porto demanda infraestrutura, há necessidade de manutenção de empregos. Então, está sendo feito um novo estudo para entender qual formato atende as demandas do porto. Haveria outros locais do porto para novos terminais de contêineres, como na margem esquerda e áreas como a prainha, hoje ocupada por palafitas. O contrato com a Ecoporto, da Ecorodovias, deverá ser renovado de forma transitória, por um prazo de seis meses, em um acordo que deverá ser firmado em breve. Fonte: Valor Online. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.