ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Jun/2023

Governo fiscalizará preço do querosene de aviação

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governo pretende cobrar que as petroleiras com atuação no País apresentem uma mudança no preço querosene de aviação (QAV), após a Petrobras reduzir o valor em 12,6%. Haverá também conversa com as empresas aéreas para que a redução no custo do combustível seja refletida nas tarifas, com benefício ao consumidor. O governo vai cobrar de forma muito rigorosa das empresas aéreas, para que se chegue na ponta a redução de custo, porque não basta um esforço nosso na diminuição de preço dos combustíveis se essas reduções não forem capturadas na cadeia.

O ministro também comentou que há um acompanhamento por parte da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir que as reduções sejam capturadas na ponta, pelos consumidores. A redução tem que chegar na passagem aérea. O ministro destacou os esforços do governo para reduzir o preço dos combustíveis e do gás de cozinha. Em relação à energia elétrica, o ministro afirmou que tem trabalhado para atrair investimentos, principalmente, em fontes renováveis para a Região Nordeste.

Ele também destacou que os leilões de transmissão que serão realizados devem focar em ativos que farão o escoamento da energia produzida na Região para o Sudeste, principal centro de carga do País. O governo fará leilões para poder escoar toda a energia limpa e renovável da Região Nordeste para o centro de carga. Isso pode gerar milhares de empregos, só as linhas de transmissão, será em torno de 100 mil empregos diretos e indiretos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.