ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jun/2023

Máquinas Agrícolas: setor à espera do Plano Safra

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) espera por um desempenho do setor no segundo semestre que venha a compensar a queda a ser consolidada nos primeiros seis meses do ano. A expectativa está alinhada com a liberação na segunda metade de 2023 de investimentos que estão represados a espera do anúncio do Plano Safra, que deve ocorrer na segunda quinzena de junho para entrar em vigência em 1º de julho, e da efetivação das linhas de crédito atreladas ao câmbio para exportadores anunciadas na semana passada pelo BNDES.

As máquinas agrícolas, especificamente, já vinham com enfraquecimento das suas vendas desde o último trimestre do ano passado e acumulam até abril uma queda de 20,3% no mercado doméstico. Quando se observa as vendas totais, que incluem as exportações, há uma queda importante de 17,6% neste início de ano, de janeiro até abril. As linhas de crédito anunciadas na semana passada certamente vão contribuir para as vendas futuras do setor. A Abimaq espera que o governo federal confirme a antecipação do anúncio do Plano Safra porque, às vésperas do anúncio, há sempre uma inibição dos investimentos em máquinas.

A questão do Plano Safra é importante porque perto do lançamento ele inibe a demanda de máquinas agrícolas. Neste ano está acontecendo a mesma coisa. Os juros alternativos, fora do Plano Safra, estão muito altos e o setor paralisa os investimentos à espera do Plano. Em torno da expectativa da antecipação do anúncio do Plano Safra há muito otimismo até porque a safra agrícola que já está sendo colhida está acima do esperado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.