ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mai/2023

Fertilizantes: cresce o poder de compra de produtor

Segundo o Rabobank, o poder de compra de fertilizantes por agricultores vem melhorando gradualmente, principalmente por causa da queda nos preços do insumo. A demanda global, porém, não deverá responder rapidamente a essa melhora do indicador. Na maioria dos casos, a demanda vai demorar para voltar aos níveis anteriores à pandemia. A recente melhora no Índice de Poder de Compra permitirá que algumas regiões aumentem lentamente o consumo, tornando 2023 um ano de transição após a queda significativa observada em 2022.

Assim, em 2023, os mercados passarão de um tempestuoso 2022 para um promissor 2024 (ou 2025). O consumo global poderá levar dois ou três anos para retornar aos níveis observados em 2021. A velocidade da recuperação dependerá de quanto tempo durar o ciclo positivo do Índice de Poder de Compra. O custo de produção de fertilizantes também está diminuindo, mas os preços do insumo estão caindo principalmente devido à demanda lenta resultante dos preços extremamente altos de 2022.

Em 2022, com a invasão russa da Ucrânia, os preços de fertilizantes dispararam e afetaram fortemente a demanda, apesar dos preços razoáveis de commodities agrícolas. A redução do poder de compra culminou em uma contração do consumo de aproximadamente 7% em 2022. Apesar da expectativa de lenta recuperação da demanda, em algumas regiões, como Brasil e Estados Unidos, o consumo deverá crescer rapidamente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.