ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Mai/2023

Agtech Cromai detecta presença de plantas daninhas

A agtech de inteligência artificial para a agricultura Cromai, que desenvolveu um sistema que detecta plantas daninhas nas lavouras de cana-de-açúcar, prevê quintuplicar o faturamento em 2023. Sem abrir os valores de receita, a startup, que foi anunciada vencedora da 2ª edição do Prêmio Agrishow de Startups, aposta no crescimento com a entrada no mercado de grãos, após cinco anos de atuação em cana-de-açúcar. A empresa tem crescido quatro vezes ao ano, mas, com a entrada no mercado, deve crescer cinco vezes em relação ao ano passado. Por meio de inteligência artificial associada a drones, a agtech identifica e classifica onde estão ervas daninhas, usando como parâmetros cor, formato e textura. O sistema, desenvolvido totalmente no Brasil, mapeia a localização e o tipo de plantas invasoras e, com isso, ajuda o agricultor a aperfeiçoar a pulverização de forma assertiva e seletiva.

O sistema gera uma economia de 65% aos produtores que utilizam o serviço. Quatro anos após o lançamento da tecnologia, o sistema já está consolidado no setor canavieiro, com mais de 80 usinas adotando o recurso. Após utilizar a safra 2022/2023 como um treinamento para adaptação da tecnologia, a empresa entrará no mercado de soja na próxima safra. Serão detalhadas quais daninhas apresentam resistência para alguns herbicidas, como por exemplo o glifosato. O sistema tem uma assertividade de 95%. Um outro sistema criado pela empresa indica a impureza vegetal da cana-de-açúcar utilizando sensores que identificam a quantidade de palha. Esse produto consegue trazer em apenas 12 segundos uma análise que, quando feita por um humano, leva em torno de uma hora e meia.

Neste ano, 377 startups se inscreveram para o prêmio e, delas, 11 se tornaram finalistas e apresentaram os projetos na Agrishow. O prêmio é uma vitrine para que empresas consolidadas do mercado possam investir nas startups e adotar suas tecnologias. Poucas horas após o anúncio do resultado, a vencedora do prêmio já recebeu propostas de empresas de máquinas agrícolas, de tecnologia, de fabricantes de drones e de pulverizadores e foi procurada por fundos de investimento. Com o reconhecimento pela Agrishow, a Cromai já sonha em ampliar o mercado de atuação e espera, em 2024 ou 2025, realizar a internacionalização. O objetivo é o mercado norte-americano, pois é muito grande e as daninhas são um grande problema. A 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) terminou na sexta-feira (05/05). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.