ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mai/2023

Bayer: tecnologia Climate FieldView avança no Brasil

O avanço no número de clientes da plataforma de Ciência de Dados da Bayer no Brasil poderá alçar, em até dois anos, a América Latina ao topo do segmento Climate FieldView da companhia alemã. Responsável pelo monitoramento em tempo real de máquinas e do campo, a tecnologia se expande no País, onde recebe até mesmo incentivos de uso para a aquisição de crédito. O Brasil puxa a expectativa de expansão e é o principal representante da América Latina. O País impressiona pelo potencial de tamanho do mercado e de digitalização. Até o momento, os Estados Unidos dominam o segmento dentro dos negócios da gigante alemã, com mais de 46 milhões de hectares monitorados. No Brasil, a solução alcançou 25,7 milhões de hectares mapeados em 2022.

A plataforma de Ciência de Dados da Bayer é alimentada por um pequeno dispositivo que se encaixa em máquinas agrícolas e gera relatórios em tempo real sobre o desempenho da cultura e dos equipamentos em campo. As informações permitem ao agricultor otimizar o funcionamento das máquinas e ajustar estratégias de produtividade e pulverização. Embora o dispositivo seja capaz de se comunicar simultaneamente com a plataforma do agricultor, mesmo os produtores que têm uma conexão de internet instável podem captar ainda os dados que ficam armazenados por mais de uma semana no sistema. Mais da metade da área de soja brasileira já foi digitalizada pela tecnologia da Bayer.

A Climate Field View Brasil afirmou que a expansão no mercado brasileiro também considera o potencial de geração de crédito a partir da tecnologia, como para as negociações de barter. O manejo mais preciso e o controle da produtividade já se tornaram uma estratégia para a geração de um adicional de crédito para os agricultores dentro dos negócios da Bayer. Como o sistema barter considera o pagamento pelo insumo por meio da entrega do produto no pós-colheita, o conhecimento customizado do potencial de produtividade, promovido pela tecnologia, permite ao agricultor ampliar sua margem de crédito e de aquisição de produtos. Hoje, os dados facilitam a relação com a Bayer, mas a evolução é esse agricultor usar essa informação para negociar com quem quiser e esse dado será uma garantia para as outras empresas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.