02/Mai/2023
A Yara está trazendo para o Brasil a Varda, startup de tecnologia agrícola voltada à integração e ao compartilhamento de dados coletados nas lavouras. A agtech, criada pela multinacional de fertilizantes, mas com atuação independente e sede na Suíça, já atua na França e na Inglaterra com projetos piloto. No País, o foco inicial serão as Regiões Sudeste e Centro-Oeste. A meta é mapear e identificar digitalmente toda a área agricultável nacional, de 77 milhões de hectares, até 2024, segundo Deise Dallanora, líder da Varda para Brasil e América Latina.
A startup opera por meio do "Global Field ID", ferramenta que funciona como uma espécie de CEP com informações sobre cada talhão da propriedade agrícola. Trata-se de uma identificação única dos lotes com integração dos dados de todos os envolvidos na cadeia agrícola - produtores, empresas de insumos a bancos -, que servirá de base para rastreabilidade ou transparência para emissão de crédito de carbono, por exemplo. Neste ano, a Varda deve se expandir por América Latina e Europa, com planos de ingressar nos Estados Unidos em 2024. A Yara investiu cerca de R$ 50 milhões para desenvolver e lançar o Global Field ID. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.