ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Abr/2023

Terras: MST vai desocupar área da Suzano no ES

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira (26/04), que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocupará nesta quinta-feira (27/04) a área da empresa de celulose e papel Suzano no Espírito Santo. Para o ministro, os movimentos sociais do Brasil devem se ocupar em produzir alimentos e ajudar o povo brasileiro a ter oportunidade de trabalhar na terra. O Brasil para dar um salto enquanto nação, precisa pacificar, se ajustar e superar as tensões existentes. É função do MDA ajudar e contribuir para que isso aconteça.

A mensagem é paz no campo. Em todos os atos do MST, o MDA pediu para o movimento se retirar das áreas por meio do departamento de conciliação agrária, citando a retirada do movimento de áreas da Embrapa e da Suzano na Bahia. Na Bahia, o MST se retirou e foi estabelecida uma mesa de negociação para retomar o cumprimento do acordo feito entre Suzano, MST e governo federal. Na próxima semana, haverá uma reunião com Suzano para chegar à conclusão do acordo e cumprimento. O ministro defendeu a retomada do programa de reforma agrária em paralelo à garantia de paz no campo.

O governo quer voltar o programa da reforma agrária, a paz no campo, respeitar a Constituição, as leis e criar um ambiente de cooperação no campo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará um plano de reforma agrária nos próximos meses. Nos últimos seis anos, o programa de reforma agrária ficou paralisado. O ministro citou que no programa que será lançado pelo governo haverá entrega de terras desapropriadas ainda em 2014 e 2015 e que já poderiam ter sido entregues. Há 55 mil famílias acampadas aguardando assentamento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.