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05/Abr/2023

Investimento em ferrovias e rodovias deve crescer

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o governo federal deve aumentar os investimentos em ferrovias e rodovias do Brasil em 2023. Fundamentalmente, o investimento deve avançar neste ano em virtude do que foi feito nos últimos anos, com investimentos que beiram os R$ 26 bilhões. Há incumbências da Pasta, feitas pelo presidente Lula, para que se reduza a burocracia de financiamentos nos portos e que se tenha alocação de recursos para que as obras portuárias aconteçam. Projetos importantes ao País serão “tirados do papel”. É preciso concretizar a capacidade que o Brasil tem no setor logístico, bem como agregar valor ao agronegócio.

A Pasta está conectada com outros ministérios, fisicamente, inclusive, como é o caso do Ministério do Transporte. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou que o agronegócio é prioridade do órgão. A ANTT recebeu orientações para atender melhor e melhorar o escoamento do setor. Além disso, estão sendo desenvolvidos novos modelos de concessões ferroviárias. A forte demanda internacional por grãos brasileiros precisará de outros portos para potencializar o escoamento das commodities e, por isso, os do Arco Norte têm função importante de complementar e dar segurança ao setor. A grande parte da produção das Regiões Centro-Oeste e Norte do País vai ter que sair pelos portos do Arco Norte, notadamente por essa questão de grãos.

Não vai perder carga, pelo contrário, vai aumentar a carga no eixo Norte. Para a região estão previstos investimentos para que se possa fazer integração logística entre portos e ferrovias. O eixo Norte do País vai ser importante para completar ou balancear o que a região de Santos (SP) e de Paranaguá (PR) já sentem. Não tem como escoar apenas por aquelas áreas sem balancear na Região Norte. Para que se tenham menos dificuldades nos portos, é preciso viabilizar ferrovias, com autorizações para complementar segmentos logísticos. Aí sim, o Brasil deixará de ter gargalos na questão logística. Não existe porto que seja viável sem ferrovia. É preciso avançar nesse setor para que integração e investimentos nos portos captem o volume que virá do agronegócio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.