05/Abr/2023
A Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) afirmou que é inadmissível que a produção de grãos do Estado, que ultrapassa os 90 milhões de toneladas por temporada, seja escoada por caminhões. Hoje, 60% da produção sai de caminhão do Estado. É primordial que as ferrovias cheguem a Mato Grosso. O escoamento pelos rios de Mato Grosso é inviável. O Rio Paraguai é cheio de curvas, o que cria obstáculos. As balsas não conseguem carregar a quantidade de grãos.
Há alguns anos, se falava sobre a estratégia de se ter a criação de portos para ligar Mato Grosso ao Chile e ao Peru, mas hoje essa ideia foi superada. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) precisa fornecer financiamentos às empresas privadas que atuam no Estado e que estão trabalhando nisso. Se não, quando Mato Grosso estiver produzindo 130 milhões de toneladas de grãos, não terá como colocar nos portos. A produção deve crescer ao longo dos próximos anos, com melhoria tecnológica no campo.
A tecnologia avança rapidamente, mas é preciso transportar os grãos produzidos, pois não há como armazenar tudo no Estado. Há, pelo menos, 10 unidades de etanol de milho sendo instaladas no Estado por causa da robusta produção de milho. Também é preciso colocar o etanol e milho fora de Mato Grosso, pois não tem consumo estadual para essa produção. Em breve, as rodovias não vão suportar esse trânsito. Mato Grosso precisa da construção de três a quatro ferrovias, pelo menos, até o fim da próxima década. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.