ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Abr/2023

Terras: governo está aberto ao diálogo com o MST

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está de portas abertas ao apoio à reforma agrária e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). De acordo com ele, o governo é responsável por prever o espaço de terra. Em declaração nesta terça-feira (04/04), contudo, ele destacou que não há o apoio à invasão de terra. O programa de apoio à reforma agrária no governo do presidente Lula tem as portas abertas, não se faz necessário através de movimentos radicais, invasão de terra produtiva.

Há espaço para o MST dialogar e reivindicar pedaço de terra ao governo, mas invasão não. Além disso, ele disse ser legítimo o “homem do campo” ter armas para a defesa. Fávaro se reuniu, nesta terça-feira (04/04), com Lula, que, dentre os temas tratados, foi uma prestação de contas sobre a viagem que fez à China. Sucesso da agenda apesar da ausência de Lula, descreveu o ministro. De acordo com ele, o presidente o convocou novamente a compor a comitiva na viagem à China, prevista para ocorrer no dia 11 de abril, após adiamento do presidente por conta de uma pneumonia e influenza A.

Fávaro garantiu presença na viagem. Outro ponto da reunião foi uma a reformulação do Plano Safra. Segundo o ministro, às vezes, o Tesouro não dá conta de equacionar todas as questões e por isso buscará inovar, implementar mais linhas de crédito dolarizada como a que o BRICS vai fomentar. O governo vai inovar novo Plano Safra, com parte de recursos captados internacionalmente para grandes e médios produtores, para sobrar mais recursos para ofertar aos pequenos produtores. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.