16/Mar/2023
A Portos do Paraná informou que os portos de Paranaguá e Antonina estão em atendimento e operação. Tanto a descarga de caminhões e vagões, quanto o carregamento dos navios pelos portos de Paranaguá e Antonina seguem normalmente. A Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná (Faep) disse que os problemas de interdição em estradas do Paraná, em especial na ligação Curitiba-Paranaguá via BR-277, devem causar prejuízo ao agronegócio estadual. Considerando apenas a logística da soja, o gasto extra caso o escoamento tenha que ser feito pelo Porto de Santos (SP) pode passar de R$ 600 milhões.
Na terça-feira (14/03), 16 navios estavam atracados nos portos de Paranaguá e Antonina. Desses, 2 operam contêineres; 5 descarregam granéis sólidos de importação; 1 carrega açúcar em saca de 50 Kg; 1 leva pellets de madeira; 3 granéis líquidos, e outros 4 carregam granéis de exportação (açúcar, milho, farelo de soja e soja em grão). Considerando todos os segmentos, outras 14 embarcações estão programadas para atracar na sequência. Ao largo, 56 navios esperam para operar nos portos do Paraná. Noventa e seis embarcações são esperadas até 24 de abril para carregar ou descarregar em todos os segmentos de carga.
Conforme a nota da Portos do Paraná, nesta semana, em média, cerca de 1.300 caminhões/dia foram recebidos no pátio público de triagem, local onde os transportadores aguardam antes de seguir para descarregar os granéis sólidos de exportação no Porto de Paranaguá. Ainda de acordo com a empresa, durante as 24 horas de terça-feira (13/04) foram 1.561 caminhões recebidos, carregados, principalmente, com soja, mas também milho e farelo de soja. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.