14/Mar/2023
A Lavoro, maior distribuidora de insumos agrícolas do Brasil e que, em 1º de março, começou a ter suas ações negociadas na bolsa norte-americana Nasdaq, anunciou nesta segunda-feira (13/03) o acordo para aquisição do controle acionário da Referência Agroinsumos, de Dom Pedrito (RS). A transação marca o início da atuação da Lavoro na distribuição de insumos no Estado. Até então, a empresa operava como "redistribuidora", comercializando insumos para pequenos distribuidores. Fundada em 2006, a Referência conta com 80 colaboradores, tem 9 pontos de distribuição no Rio Grande do Sul e atende cerca de 2 mil clientes nos municípios de Bagé, São Sepé, Rosário do Sul, Pelotas, Alegrete, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Giruá e Dom Pedrito.
Vendendo insumos de grandes marcas, como Bayer e Corteva, a Referência cresceu 43% ao ano nos últimos quatro anos e abriu sete unidades no Estado. Em 2022, registrou receita líquida de aproximadamente R$ 300 milhões. Apesar de já atuar no Rio Grande do Sul por meio das redistribuidoras Casa Trevo e CATR, esta aquisição marca a primeira operação de distribuição de insumos da Lavoro no Estado. É um grande negócio, que fortalece ainda mais a marca e presença no Brasil. A Lavoro planos de expansão para a Referência nos próximos anos, visando o fortalecimento do portfólio da empresa. Segundo a Lavoro, a maior parcela das vendas da distribuidora no Estado corresponde a defensivos químicos e sementes, mas a Referência também possui portfólio de fertilizantes granulados e especialidades.
A Referência também atua na distribuição de sementes de arroz híbrido em parceria com a Ricetec, uma das maiores produtoras de sementes do mundo. A concretização do negócio ainda depende de condições precedentes usuais em transações do tipo, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No dia 1º março, a Lavoro anunciou o início da negociação de suas ações na bolsa de valores americana Nasdaq, sob os tickers "LVRO" e "LVROW". A listagem acontece após a conclusão da combinação de negócios com o TPB Acquisition Corporation I, uma empresa de aquisição de propósito específico, patrocinada pelo The Production Board. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.