07/Mar/2023
A norte-americana de sementes Stine, que atua em milho no Brasil desde 2018, está entrando no mercado de soja com o plano de figurar entre as cinco maiores empresas de sementes do País em um prazo entre 3 e 5 anos. Ao fim de 2025, prevê superar US$ 300 milhões em faturamento na América Latina e o Brasil deve representar 70%. Para tanto, a empresa vai investir em maquinário, pesquisa e pessoas. A estratégia está relacionada à perspectiva de crescimento no País das tecnologias Enlist e Conkesta E3, das quais é codesenvolvedora.
A empresa apresentou 22 variedades, sendo três para plantio em 2023/2024 e 19 pré-comerciais para cultivo em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A empresa tem planos de levar suas variedades de soja também para produtores da Região Sul do Brasil, e está em processo de avaliação do potencial nas diferentes microrregiões. A ideia é estar, em 2026, com variedades comerciais na região. A Stine tem parceria com oito empresas para comercializar sementes de soja, além da venda direta ao produtor. À medida que houver mais produtos, a rede será ampliada. A empresa quer atingir, em até 5 anos, participação de 20% em soja e 15% em milho no País. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.