ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Mar/2023

INFRA SA: medidas prioritárias em infraestrutura

O novo diretor-presidente da Infra SA, Jorge Bastos, recebeu três missões principais para o comando da estatal: solucionar o imbróglio que envolve os contratos da 3ª etapa de concessões rodoviárias, vários deles em relicitação; estudar a possibilidade de estruturar PPPs em rodovias e ferrovias; e, por fim, finalizar a reestruturação da Infra SA, resultado da fusão entre EPL e Valec realizada no fim do ano passado. A estatal é vinculada ao Ministério dos Transportes.

O novo chefe da Infra SA ainda reforçou que o novo projeto do trem-bala para ligar São Paulo e Rio de Janeiro é exclusivamente privado e que não há interesse do governo em formar uma parceria no empreendimento. A estatal tem sua principal atuação focada na estruturação de projetos de infraestrutura que são concedidos à iniciativa privada. Esse papel será mantido e fortalecido. Falta ao Brasil previsibilidade.

A estatal continuará com a missão de construir ferrovias, atuação hoje voltada principalmente ao trecho 2 da FIOL. Até o fim deste mês, Bastos quer resolver pendências que ainda não permitiram a Infra SA a iniciar as obras de construção da Fico (algumas desapropriações que precisam ser feitas). Questionado sobre que tipo de solução a Infra SA pode oferecer para os contratos da 3ª rodada, vários deles devolvidos para relicitação, Bastos disse que todas as possibilidades serão estudadas.

Será analisado o que é viável de ser feito, economicamente para o governo, para o usuário, que atenda o interesse público. O principal interesse é de fazer a terceira etapa funcionar. Apesar de a estatal ser vinculada ao Ministério dos Transportes, a empresa não deixará de estruturar projetos relativos ao Ministério de Portos e Aeroportos. A Infra SA é, inclusive, responsável pelos estudos da PPP ensaiada para 8 aeroportos regionais no Amazonas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.