02/Mar/2023
O novo diretor-presidente da estatal Infra SA, Jorge Bastos, afirmou nesta quarta-feira (1º/03) que irá trabalhar para fazer o Plano Nacional de Logística (PNL) se tornar o principal instrumento de planejamento e investimento para transportes no País. Planejamento e estudos eficientes são essenciais para funcionamento da infraestrutura. Jorge Bastos chefiou a Agência Nacional de Nacional de Transportes (ANTT) entre 2013 e 2018. Ele é graduado em Administração e com pós-graduação em Gestão de Projetos. O novo diretor-presidente da Infra SA também já comandou a EPL. Ele afirmou que trabalhará para implantar mais ferrovias, estradas de melhor qualidade, portos e aeroportos mais eficientes para tornar o alimento mais barato.
É urgente melhorar e ampliar a infraestrutura de transportes. A Infra SA tem a missão de antever necessidades, planejar, e viabilizar os investimentos economicamente e financeiramente viáveis. Bastos disse ainda que não irá se furtar a "corrigir rotas" e rever o que não tem se mostrado eficiente. A Infra S.A. é resultado da junção da EPL e da Valec. A EPL nasceu para desenvolver o fracassado projeto do trem-bala que ligaria o Rio a São Paulo. Com o avanço do programa de concessões de infraestrutura, a estatal passou a se concentrar na estruturação de projetos voltados à iniciativa privada, participando desde os estudos de viabilidade até a assinatura do contrato.
Além disso, está por trás do planejamento da infraestrutura de transportes a longo prazo. Essas atividades foram absorvidas pela Infra SA, e se tornaram o carro-chefe da estatal. A Valec foi a estatal criada para construção de ferrovias no País, como a Ferrovia Norte-Sul (FNS). Idealizada para ser a espinha dorsal da malha ferroviária brasileira, a obra sofreu diversos atrasos e a Valec foi perdendo protagonismo sobre o projeto com a concessão da ferrovia. Hoje, a Infra S.A. trabalha na construção de outros traçados, como trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.