02/Mar/2023
As ferrovias que devem passar por Lucas do Rio Verde (MT) vão diversificar o escoamento da produção agrícola da região. Na região, há três grandes projetos de ferrovias e a cidade pode ser o maior entroncamento ferroviário do Brasil. O projeto de extensão pela Rumo da Malha Norte de Rondonópolis (MT) até Lucas do Rio Verde é para os próximos 7 a 8 anos e está em execução. A cidade precisa adequar o plano diretor para fazer a conexão entre ferrovia e rodovia, e o município tem de olhar os possíveis impactos para que tenha um mínimo de resultado negativo.
Na semana passada, a prefeitura teve uma reunião com a Rumo a este respeito, dizendo das possibilidades da duplicação da BR-163, como seria a conexão entre rodovia e ferrovia, o que isso afetaria a cidade e onde poderia ser realocar o terminal ferroviário. A prefeitura destacou a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), atualmente em construção no trecho entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), e disse que o trecho 2, de Água Boa (MT) até Lucas do Rio Verde, ainda está em projeto de estudo de viabilidade.
Uma empresa de consultoria está fazendo o trabalho de análise de impacto social com a chegada da Fico. O projeto que está em estudo de viabilidade, e há intenções das empresas privadas em executar esse trecho. A prefeitura defendeu, ainda, a Ferrogrão, cujo projeto inicial ligaria Sinop (MT) a Miritituba (PA), mas há estudos para uma extensão de Sinop (MT) até Lucas do Rio Verde. O projeto está sob questionamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
A ferrovia possibilitaria redução na emissão de CO² em relação ao impacto ambiental atual de milhares de caminhões que trafegam para escoar a produção da região. A produção de Mato Grosso pode dobrar de tamanho com a transformação de pastagens em agricultura, e, consequentemente aumentará o número de caminhões e o consumo de combustível fóssil para transportar os grãos adicionais. A ferrovia é determinante, seja qual for. Quanto menos caminhão e mais ferrovia, melhor vai ser para o meio ambiente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.