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01/Mar/2023

Ferrovias: VLI investe em locomotivas para a FCA

Em mais um movimento para expandir suas atividades no setor ferroviário, a empresa de logística VLI fechou a compra de nove locomotivas da Wabtec que serão integradas à frota premium da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A companhia investiu R$ 200 milhões no negócio, com previsão de receber os primeiros equipamentos em até um ano e meio. Responsável por conectar sete Estados e o Distrito Federal, a Centro-Atlântica tem 7,2 Km e integra o sistema de portos e ferrovias no Espírito Santo pelo qual a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas por ano. Essas cargas trafegam pela FCA, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), onde a VLI opera por direito de passagem para acessar os portos do Espírito Santo. A VLI decidiu fechar a compra devido ao crescimento da demanda pelo transporte de cargas no corredor Centro-Leste da companhia.

Por ele, passam insumos e produtos da indústria siderúrgica, do agronegócio, carvão, fertilizantes, combustível e celulose que vão em direção ao sistema portuário do Espírito Santo. Uma novidade que ajudou nesse contexto foi o contrato com a LD Celulose, que prevê a movimentação de 500 mil toneladas por ano de celulose solúvel até o porto de Barra do Riacho (ES). De acordo com a VLI, apenas para o negócio com LD Celulose, a companhia investiu R$ 400 milhões na compra de vagões e locomotivas. O movimento da VLI se soma a outra estratégia recentemente divulgada pela companhia. Neste mês, a empresa assinou junto da Vports (antiga Codesa, que administra os portos de Vitória e Barra do Riacho - ES) um memorando de entendimento para obras de expansão do Porto de Vitória. O documento assume que estudos podem concluir pela existência de oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões.

O memorando se baseia na estimativa de que poderá haver aumento de cerca de 5 milhões de toneladas de granéis sólidos minerais e vegetais à matriz de carga atual nos fluxos de importação e exportação do Estado. Para dar vazão a este aumento de volumes transportados, a VLI também analisará oportunamente a necessidade de aquisição de novos vagões e locomotivas. A operação portuária atual da companhia no Espírito Santo é concentrada nos terminais de Praia Mole (de Granéis Líquidos e de Produtos Diversos) instalados no Complexo Portuário de Tubarão. A VLI, contudo, diz acreditar no crescimento do corredor que envolve a FCA e a EFVM e, por isso, estuda novas oportunidades portuárias públicas e privadas no Estado. A empresa traça estratégias enquanto aguarda uma definição importante para a FCA: a renovação antecipada do contrato de concessão da ferrovia, cujo projeto ainda é analisado dentro do governo federal. A prorrogação está sendo estudada.

Ao comentar a compra das nove novas locomotivas, no modelo ES-43BBI, a VLI afirmou que o negócio, assim como a renovação antecipada, representa mais uma contribuição da empresa para o desenvolvimento da indústria ferroviária nacional. O que também acontecerá uma vez concluído o processo de renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, em virtude da necessidade do incremento da frota atual para atender ao aumento do volume de carga esperado com a renovação. Segundo a VLI, o modelo das novas locomotivas foi otimizado para trabalhar nas condições climáticas brasileiras. Ele conta com o sistema Air-to-Air, que aumenta a eficiência da refrigeração do motor diesel, e com dois sopradores que garantem o fluxo de ar aos oito motores de tração em todas as condições de operação. A Wabtec LatAm afirmou que o modelo ES43BBi é equipamento desenvolvido no Brasil, por engenheiros brasileiros, focada no aumento da produtividade, eficiência, além da redução do consumo de combustíveis. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.