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06/Fev/2023

Empresas investindo em embalagens sustentáveis

Durante anos, os fabricantes praticamente ignoraram as reclamações dos consumidores sobre a dificuldade de abrir embalagens, muitas vezes priorizando objetivos concorrentes, como o transporte de produtos em segurança para lugares mais distantes ou a prevenção de adulterações e roubos de carga. Os custos envolvidos na reformulação dos sistemas de empacotamento também os deixavam relutantes em promover mudanças em benefício de uma experiência de abertura de embalagem menos complicada. Mas as empresas responderam à pressão de órgãos reguladores, acionistas e consumidores por sustentabilidade, campanhas mais difíceis de ignorar do que os pedidos por maior acessibilidade. As empresas dizem que a redução das embalagens de plástico, o uso de materiais recicláveis e de menos insumos em geral ajudarão seus produtos a se destacar e permanecer competitivos entre uma base de consumidores com mais consciência ambiental, apesar dos custos de reformulação de embalagem, que a maioria delas se recusou a divulgar.

Mas, ao fazê-lo, estão finalmente, embora às vezes incidentalmente, tornando alguns produtos mais fáceis de abrir. A Jane Goodall com embalagem abre-fácil por exemplo, faz parte de um esforço mais amplo de sustentabilidade da Mattel, fabricante da boneca Barbie, que investiu em mudanças que incluem a remoção da frente de plástico de algumas caixas e a substituição da maioria de suas tiras de plástico por grampos elásticos ou laços de papel. A Lego, empresa dinamarquesa de brinquedos, teve um resultado semelhante quando adotou a meta de produzir todas as suas embalagens com materiais de origem sustentável até 2025, e deu uma nova cara às embalagens plásticas que envolviam os blocos dentro das caixas de papelão. Em 2020, a empresa disse que investiria, em três anos, até US$ 400 milhões em iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social. As crianças, às vezes, não conseguiam abrir as embalagens plásticas sem a ajuda de uma tesoura de um adulto. A Lego começou a introduzir embalagens de papel com um fino revestimento de plástico para os seus blocos.

Elas foram elaboradas com abertura destacável e fundo achatado para que os construtores pudessem colocá-las na posição vertical. Este é um exemplo interno de que aplicação da sustentabilidade pode tornar outras coisas ainda melhores. A empresa espera que ter todos os seus conjuntos de blocos em embalagens de papel até 2025. No entanto, nem todos os setores se beneficiaram dessas mudanças voltadas para o uso de materiais mais sustentáveis, e os defensores de embalagens verdes amplamente acessíveis dizem que as empresas não estão se movendo rápido o bastante para fornecê-las. E nem todas as empresas conseguem atingir o equilíbrio ideal entre sustentabilidade e acessibilidade ao reformular suas embalagens. Em 2021, a Nature Valley da General Mills apresentou uma nova embalagem para suas barras de granola Crunchy que os consumidores podiam devolver às lojas para reciclagem. Sobraram reclamações de que o novo material era mais difícil de abrir. Recentemente, a Nature Valley mudou sua embalagem, e agora o consumidor tem dificuldade de abrir sem uma tesoura.

A General Mills afirma que já sabia que essa nova tecnologia exigiria algumas tentativas e erros. A empresa está empenhada em continuar a melhorar suas embalagens. A empresa agrícola vertical Upward Farms teve mais sorte. Em novembro, ela começou a vender seus microverdes (hortaliças jovens) em uma embalagem de filme lacrado feito com plástico reciclável. Anteriormente, eles eram vendidos em caixas de plástico com tampa de fechamento em concha. A mudança reduziu a quantidade de plástico por caixa em 38%, aumentou o prazo de validade dos microverdes abertos e reduziu o esforço necessário para reabrir o recipiente. Outras empresas estão eliminando gradualmente as embalagens plásticas a vácuo, de bolha ou em concha, não apenas para reduzir o uso de plástico grosso, mas também para poupar os consumidores da dor de decifrar as embalagens. Em 2021, a marca de aparelhos de barbear Gillette da Procter & Gamble começou a vender alguns aparelhos de barbear em embalagens de papelão com bandeja de celulose, em vez de embalagens e bandejas de plástico.

Cerca de 80% de seus aparelhos globais de barbear reutilizáveis agora são vendidos nessa nova embalagem. Em dezembro, a empresa de bebidas destiladas Bacardi também anunciou que não usaria mais plástico nas embalagens de presente, como parte de sua missão de se livrar do plástico até 2030. A empresa está trocando os moldes de plástico termoformados para versões abre-fácil à base de celulose ou papelão nas lojas de varejo, muitas das quais ainda exigem que os produtos tenham um certo volume para evitar roubo. Às vezes, a melhoria da facilidade de uso pelo consumidor é inesperada. Em 2019, a Colgate-Palmolive apresentou um tubo de pasta de dente reciclável da Colgate, usando um material de polietileno de alta densidade sem alumínio. Um efeito colateral foi que o novo design eliminou a aparência enrugada e torcida do tubo no fim da sua da vida útil, o que muitas vezes desequilibrava o design vertical típico. O tubo agora mantém melhor o formato, para que possa sempre ficar na vertical e a pasta de dente ficar concentrada na cabeça dele, próximo à tampa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.